sábado, 25 de dezembro de 2010

Quem pode ter você para sempre?

Já foi lançada a hipótese de que estamos neste mundo para aprendermos a viver no próximo. Quem não aprender a viver estará condenado a ir para um mundo cheio de dor e sofrimento eternos. Quem aprende a viver bem e a lidar com os outros seres a sua volta terá uma vida magnífica em um mundo perfeito, bonito e onde todos vivem em harmonia e com amor uns pelos outros. Será que devemos mesmo nos conformar em ter uma vida cheia de dor e sofrimento aqui na terra e esperar até que chegue o dia da nossa morte? Acho que não; nossa vida é um presente que deve ser aproveitado todos os dias e, claro, usando o bom senso, com uma ótima noção do que é certo e errado. Mas o que é certo e errado? Isso é muito relativo: depende da época, do mundo, do país e da cultura onde se vive.

O que é certo e errado é tão relativo que até a bíblia pode estar quase toda errada baseando-se nesta simples idéia. A bíblia é um livro que reflete as idéias e costumes de um povo em determinado tempo. Ela é o resultado da união de informações de diversas pessoas que viviam em épocas diferentes; em que as pessoas viviam de uma forma bem diferente da nossa. Portanto, essas duas informações já são suficientes para que a bíblia não tenha tanta credibilidade para que nós devamos seguir a risca tudo o que está escrito nela. O que mais vale é a interpretação de tudo que é lido nela e aí está um grande problema: ela está aberta a várias interpretações diferentes.

A bíblia foi só um exemplo...

Pensando em todas as dificuldades que já passei em tudo de ruim que já me fizeram passar e nas pessoas que têm quase tudo que quiserem de forma extremamente fácil me faz concluir o quanto que este mundo é injusto, cruel e complicado. Mas, com tudo isso, eu aprendi muitas coisas. Eu sou o que sou hoje, em parte, por ter sofrido o que sofri e vivido o que vivi.

Não gosto e nem aceito o fato de estarmos aqui neste mundo sofrendo e que um dia teremos a vida eterna em um mundo ou no outro. Eu quero ser feliz agora; quero ter uma família completa, um bom lar, um carro, realização profissional e todo o conforto que meu esforço me permitir.

Antes de ontem foi aquele dia, não foi tão ruim quanto eu presumia que fosse; de qualquer forma foi ruim. Acho que esse dia deve ser considerado importante e merecedor de que seja feito algo especial.

Dia vinte e dois de dezembro deste ano foi o último dia que eu pude tomar aquelas atitudes. Dia vinte e três em diante, deverei ser mais fechado e inacessível; devo ser mais seletivo. Tem um amigo que me diz que já sou assim: fechado, que não deixa muito as pessoas se aproximarem; outras pessoas me dizem que sou arrogante, um pouco antipático, um pouco grosseiro; já outras me acham gentil, responsável simpático e tímido.

A verdade é que não somos aquilo que falam como somos. Em cada lugar, para cada pessoa, somos alguém diferente; enxergam-nos de forma diferente. Dessa forma, existe um Glayson Sombra do trabalho, da faculdade, de casa, o do bairro, o dos amigos e o dos ficas e namoros. Sou várias pessoas e todas elas são uma só, na verdade. Não sou dissimulado, falso ou coisa assim, simplesmente é natural que as pessoas nos caracterizem de formas diferentes. Eu também tenho a minha opinião em relação a mim mesmo, mas tenho certeza que não é a mais certa. Seria maravilhoso se eu pudesse, durante ao menos uma semana, poder observar a mim mesmo; depois disso, eu tenho certeza que eu tentaria mudar algumas coisas, pois não me acho perfeito.

Um dos maiores erros das pessoas é achar que é certo quase tudo aquilo que elas fazem, mas nós, que estamos a observá-la, vendo aquilo que elas fazem ou fizeram e achamos, segundo nosso bom senso, aquilo errado. Isso me parece tão complicado, faz parecer que ninguém está totalmente certo ou errado e que isso é impossível de acontecer.


Antes de ontem fiquei em casa até 15h40min e fui assistir “Narnia” na sessão de 15h45min; cheguei 15h53min, mas ainda assim entrei e o filme tinha só começado. Fui sozinho, pois não deu para ninguém ir comigo e outra parte não quis ir mesmo. Depois do filme, encontrei com um provável amigo e conversamos. Depois fui para casa e mais tarde, umas 00h, fui ao Habib’s comer algo, pois fui fazer minha janta e minha mãe não tinha comprado nada pra comer; só tinha panetone. E assim o dia “especial” acabou e eu fiquei assistindo e baixando anime até 03h da manha de sexta-feira. Ainda consigo fazer que esse dia seja especial.

Hoje é um dia mais que especial. Eu penso assim: se as pessoas esquecem e nem levam muito em consideração o dia de um amigo ou um parente, quanto mais ele que o acham distante, surreal ou até ausente? Fico vendo em todos os lugares uns desejando aos outros “Feliz Natal!” e pouco lembram o que representa tal data. É nada mais nada menos que o dia da única pessoa perfeita que nasceu neste mundo; da pessoa que veio aqui nos mostrar o caminho certo a ser seguido e nos propor o livre arbítrio para decidir por sim ou não segui-lo. É alguém tão importante e que representa algo tão grande e simples de ser entendido, que muitas pessoas se limitaram em venerá-lo e a colocá-lo em um altar, distante e inalcançável. Eles não entenderam que “ele está no meio de nós” e em nós; basta olhar qualquer pessoa e ser gentil e amorosa com ela que você estará mais perto dele. Ele mostrou que o amor, que gera gentileza, união, solidariedade (dentre outras coisas) é capaz de nos conduzir, todos juntos, a um caminho de muita felicidade, para todos. Ele é simplesmente incrível. 
Feliz aniversário, meu grande amigo, e me desculpe por eu ser só mais um que não te deu atenção suficiente este ano. Eu sou só mais um humano que ainda não aprendeu a viver e ainda vou sofrer por isso e por todos que também não aprenderam ainda. Você é tão magnífico que é capaz de amar a todos nós. Será que você entende a todos nós? Entende por que fazemos tantas atrocidades? Não sou capaz de entender nem com quem convivo durante toda a aminha vida. Obrigado por ter nascido e pelas mensagens que nos deu, mostrando o que você representa e se fez exemplo de como devemos viver, mas nós não fomos capazes de te “imitar”. Um dia ainda vou entender por que existe neste planeta um ser vivo chamado cientificamente  de Homo sapiens.



Nenhum comentário: