sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O dom da verdade




É totalmente impossível dizer sempre apenas a verdade, mas eu ao menos tento. Ser sincero o tempo todo com as pessoas é muito estranho. As pessoas te acham estranho, chato, mal amado, mal educado e antipático. É muito legal perceber como as pessoas te enxergam. Seria ótimo me ver como os outros me vêem; se eu pudesse, por alguns dias, ser outra pessoa e me ver, me conhecer. Eu iria me adorar muito ou será que também me acharia super chato? Acho que eu me amaria.

É incrível como algumas pessoas ficam chocadas quando falamos a verdade, quando falamos o que nos vêm à cabeça. Imagina só se eu tivesse um amigo que quando estivesse comigo falasse tudo o que ele pensa de mim e me criticasse em tudo de errado que eu fizesse. Isso me ajudaria muito. Eu acho que tenho um amigo assim, por enquanto. Eu ficaria bem feliz em ter um amigo assim; iria sentir que ele se importa comigo, pois ele fala tudo que eu tenho de errado e assim me ajudaria a corrigir.

Não é qualquer um que tenha maturidade e inteligência suficiente para aceitar tudo o que eu tenho a dizer, por isso é melhor me conter, ao menos às vezes. Já imaginou alguém aceitar na boa eu dizer que você é amargurado, precisa de sexo e de se preocupar melhor com sua aparência. Tem certas coisas que precisam ser ditas para que nós mesmos percebamos o que temos que fazer; temos que ouvir sobre os nossos próprios erros. Se ninguém reclama é por que está tudo bem, mas nunca está; é impossível estar. Sempre erramos, sempre falamos bobagens, sempre nos comportamos mal e isso tem que ser observado, discutido e corrigido. 

Sempre que alguém for sincero com você não olhe isso com maus olhos. Sei que é normal a primeira reação ser um sentimento de ódio e de repulsa por esta pessoa. Pare para analisar aquilo que foi dito, se é ou não real e se não for o que teria levado àquela pessoa a pensar dessa forma sobre você. Alguma coisa você fez, pode ter sido mal interpretado ou então não tenha se dado conta do que fez, do erro que cometeu, do mal que está fazendo para outros ou para si próprio. 

Amigos são tão importantes. Como pode ter pessoas que não percebem isso? Muitos pensam que tem bastantes amigos, mas nem sequer entendem o que eles significam e representam. Um amigo não é um namorado(a), um marido(esposa), não é um parente e não é a sua mãe. Portanto, se tem alguém que você deve falar tudo e ser realmente sincero é seu amigo, ou seus amigos. É difícil se sentir a vontade para contar coisas da sua vida das quais você não se orgulha de ter feito. 


Todas as pessoas, dependendo do ambiente em que elas estejam situadas, criam uma imagem sua para elas. As pessoas da faculdade te enxergam de forma diferente das pessoas do seu trabalho ou das pessoas do bairro onde você mora. Disso eu já tratei há muito tempo aqui. Tem gente que se preocupa com essa imagem e se esforça para que ela seja mantida. Se você é visto no trabalho como alguém responsável, sério e inteligente é esta a imagem que você quer que todos naquele ambiente sempre tenham. Isso é improvável, irreal e falso. Para quê isso? Aí vem o terrível "rótulo". 

Pessoas que rotulam são pessoas limitadas que tem preguiça de pensar mais a respeito de uma mesma pessoa, então rotulam alguém e depois mais alguém e assim fica mais fácil identificar umas e outras. Isso chega a ser ridículo. Mas todos dão crédito a isso e o que sempre vale na nossa sociedade é o que a maioria acha e eu sou só um na multidão. 

Viva com mais liberdade, leveza e tranquilidade. Ao menos tente ser mais inteligente. 


...

Nenhum comentário: