terça-feira, 31 de maio de 2011

Quem se importa? Quem irá ver tal coisa? Você está apenas passando e ocupando um espaço próximo.

Ano hana


Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai  
Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia


Você está em tudo o que eu consigo ser hoje.
Ano Hana
Faço o melhor que posso para te agradar, mas não sei ao certo o que isso seria.
Andávamos em um caminho solitário, nós nos perdemos.
Mas a sua luz fez com que nos encontrássemos.
Um a um nos envolvendo novamente.
Agora estamos quase caminhando em uma estrada que podemos ver um ao outro; será este o seu desejo?
Você tem algo que desperta em nós coisas incríveis, que nos fazem sentir vivo novamente e até mais jovens.
É uma pena mesmo que todos não tenham a oportunidade de ter aquilo que tivemos.
Será que eles têm inveja de nós?




Eu acho que tive sim um pouco disso tudo.
Acho isso tão grande que chamo algo tão simples de "isso tudo".
Hoje outros me olham e não se importam muito com minha presença; nos vimos todos os dias e em lugares similares.
Talvez eu não possa acompanhá-los; esse é o problema e eles devem saber disso.
Realmente deve ser este o problema; qual mais seria?
Eu quero ser jovem para sempre, mas estou ficando tão cansado e está começando a ser bem perceptível.
Tenho medo.
Eu não queria mais esperar nem mais um instante.
Não me fala, nem um gesto nem algo indireto.
Me vêem com freqüência e até sempre sabem o meu nome, diferente de mim.
Mas é como se nem meu nome soubessem, pois não me chamam para nada


Ano Hana
Ano Hana



Menma
"Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia" é a tradução de um anime que me surpreendeu. Ele não tem luta, não tem uma história muito difícil de se entender (acho), parece não ser uma série que fará grande sucesso e que irá durar muito tempo. "ANO HANA" não precisa de nada disso. Este anime  encanta pelas coisas mais simples, pelos pequenos detalhes, pela verossimilhança, pelas pequenas palavras que nos fazem pensar em nossas vidas e perceber que não temos nada e estamos praticamente sozinhos.

Ainda estou assistindo o sétimo episódio, mas não pude conter a vontade de escrever sobre ele: trata de um grupo de amigos de infância que se afastam durante ainda crianças e se reencontram durante adolescência devido ao retorno de um deles; só esta pessoa está morta e sempre presente na casa de um desses amigos. Esses cinco amigos, quando crianças, brincavam sempre juntos, iam na casa uns dos outros, estudavam juntos, estavam crescendo juntos. Até um dia em que um deles, a Menma, morre de forma ainda não explicada. Agora esses amigos estão se reunindo e percebendo o quanto que a vida um do outro ainda tem diversas conexões e ainda, que eles podem ser mais felizes se estiverem todos juntos novamente. Todos juntos podem ser capazes novamente, de viver, de realizar sonhos (até aqueles sonhos bobos). Quando se cresce ficamos cada vez mais solitários, chatos e meio sem vida. 


Jintan



Acho que não fui capaz de descrever muito bem o que é este anime, mas talvez tenha conseguido deixá-lo atraente para que mais pessoas gostem dele, se assistirem, claro. 
Eu queria tanto ter pessoas assim ao meu redor: amigos que pensem mais em mim do que eu mesmo; pessoas que estejam sempre presente e que se importem de verdade comigo.
Tudo o que faço ou o que não posso fazer tem me afastado de todos.
Não tenho quase ninguém.
Sou mais alguém que passa.
Eu ainda não sei o nome da flor que vi naquele dia; talvez seja por que nunca mais vi e eu e ela estamos murchando.

Também não tenha medo de dizer o que realmente é você e o que realmente é a sua vida.

Não deixe aquele aperto ficar lá por muito tempo.

Coloque para fora! Talvez alguém veja, escute ou sinta e assim você não vais mais se sentir tão só.

Ou você já se habituou tanto e nunca parou para pensar no vazio que a sua vida pode ser.

Nem todo sucesso traz realmente felicidade; ele pode criar uma felicidade para você conseguir seguir em frente em busca de outro sucesso para poder ser feliz. Assim acontece até que você não consiga mais ser bem sucedido em mais nada e não sirva para mais nada e nem a mais ninguém.

Eu queria ter aqueles amigo comigo até hoje, mas o meu mundo é bem diferente do deles e do de muita gente. 

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai

Nenhum comentário: