sexta-feira, 27 de maio de 2011

O ser humano pode se tornar qualquer "coisa" - Monster 03

O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano. Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção, violência, entre outros; mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.



A arte do realismo mostra também um homem influenciado pelo meio em que ele vive. Nesse pensamento, o homem pode ter sua personalidade formada pelas pessoas e pela forma de vida que a pessoa tem desde o momento do seu nascimento. Assim, alguém que nasce e se desenvolve em uma favela, tem familiares e amigos que sejam analfabetos ou até criminosos, provavelmente esta pessoa será também alguém de pouca educação, baixa escolaridade e também um possível criminoso. 




O se humano tem esta capacidade de se ser o que ele tem vontade de ser e esta escolha depende bastante do meio em que ele vive e de onde ele aprendeu tudo o que ele considera certo e errado. Já acompanhei o desenvolvimento de uma criança do seu nascimento até a sua adolescência e fiquei impressionado como pequenas atitudes realizadas pelos pais fazem uma diferença gigantesca na formação do caráter de seus filhos. Dentre estas atitudes estão e fazer algo ou não como: conversar, se interessar efetivamente pela vida do filho (fazendo parte dos acontecimentos do dia-a-dia) e gostar de fazer coisas junto com esse ser em desenvolvimento. A partir do momento em que se deixa este ser "solto" e sem a devida atenção ele vai buscar referencias diferentes daquelas que não as que você, como responsável, poderia oferecer. A mente de uma criança pode ser considerada como um livro em branco ou com poucas coisas escritas e se a(s) pessoas(s) errada(s) se apoderar(em) deste livro e nele escrever(em) o que quer(em), ela(s) poderá(ão) contribuir bastante com o que ou quem esta pessoa será no futuro. Isso tudo não significa que alguém seja ruim somente quando for condicionada a isso. Existe sim o fato de pessoas serem ruins e "natureza" e em que tem aquela pessoa que sempre teve o melhor da vida e mesmo assim apresenta atitudes terríveis de destruição de pessoas ao seu redor. 

Todas as pessoas são influenciáveis, mesmo que sem querer e de forma imperceptível. É só lembrar de atitudes corriqueiras como fumar, usar uma determinada roupa, ter certas atitudes padronizadas, comprar um determinado celular um pouco mais moderno, em fim, atitudes que tomamos porque vimos estes produtos send utilizados por alguém, seja em um comercial de televisão ou seja entre as pessoas do nosso convívio; até usar coisas altamente maléficas à própria saúde como uso de drogas ilícitas. 


No anime MONSTER, existe um personagem que, quando bem jovem, passou por experiências de formação de personalidade. Um dos personagens criou um plano de formação de uma pessoa ideal para um determinado propósito. Tal plano de formação se tornou um método educacional capaz de destruir os limites entre o bem e o mal e despertar um grande mal existente dentro de  alguém.   As pessoas que passaram por essas experiências e  sobreviveram se tornaram adultos apáticos, sem emoção e com alta capacidade de destruição. 

Uma dessas crianças que passaram por tais experiências se chama Johan (lê-se Iorram). Johan é um exemplo de alguém que já nasce propenso para ser alguém cruel, mas não cruel capaz apenas de tratar mal alguém e sim capaz de modificar de forma trágica a vida de várias pessoas e até tirando suas vidas. Despertou-se em Johan algo capaz de provocar grandes mudanças em uma sociedade inteira através da sua inteligência e grandes males que ele é capaz de realizar. Ele tem a incrível habilidade de fazer com as pessoas façam aquilo que ele quer que elas façam, de influenciá-las de tomarem atitudes que elas não têm coragem de fazer e de até tirarem a própria vida por concluírem que isso é o melhor a se fazer. Johan é capaz de mostrar muito bem como a vida de um indivíduo é miserável e insignificante, fazendo parecer que não existe motivo algum para se continuar vivendo.


Johan parece viver em outro mundo paralelo ao nosso. Nada o afeta. Nada o deixa feliz ou triste. Ele fala como se toda a existência ao seu redor fosse insignificante e se diverte quando consegue mudar totalmente o rumo da vida de alguém, levando-a a um abismo, muitas vezes sem volta. 



Monster se desenvolve de forma muito bem articulada, envolvente e inteligente em que a vida de um grande número de pessoas são interligadas e no centro de todas elas está alguém, Johan, manipulando essas vidas; umas chegam ao fim, quando ele decide que é o momento e o local exato. Assim o anime tem ele com um dos personagens principais, o Dr. Themma  e Nina (irmã gêmea de Johan). Esses últimos, sabem bem o tipo de pessoas que Johan é e todos os crimes que ele cometeu e tentam   encontrá-lo para tirar-lhe a vida.    

O anime segue com uma série de assassinatos cometidos direto ou indiretamente por Johan e tudo fazendo parte de um plano muito bem elaborado. Percebe-se bem que o real objetivo de Johan é exterminar todas as pessoas que, de alguma forma, fizeram parte da sua vida e contribuíram direta ou indiretamente pelo mal sofrido por ele e sua irmã. 

Monster é o anime mais inteligente que assisti neste ano; que é capaz de mostrar,de forma sutil e eficiente, várias questões da natureza humana e sua complexidade e riqueza de conflitos e problemas sociais. 










Nenhum comentário: