terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vamos de bicicleta?



Ainda na mesma! Isso mesmo,  a cidade de Fortaleza ainda está na mesma (...). Na mesma situação problemática de saúde, educação, dentre muitas outras coisas. 
Um problema que vem se agravando também é o trânsito urbano e quem sofre mais com isso é a população mais pobre, claro; que é a maioria e que depende do transporte realizado por empresas particulares ou por outros, alternativos. É simplesmente terrível existir diariamente milhares de pessoas sofrendo dentro desses transportes por desconforto, demora na espera da chegada, sol, chuva, má educação alheia e super lotação. Como se não bastasse tudo isso, tem mais: super lentidão do trânsito.
Algumas pessoas chegam a ficar super estressadas/ preocupadas porque quando chegarem em seus destinos, sejam eles um trabalho, ou uma faculdade ou uma escola, a justificativa de que estava preso no trânsito não é o suficiente. 

FOTO: KIKO SILVA
Por isso, cresce o número de pessoas que passam a sair de casa aos seus destinos duas horas ou até três horas antes para não correm o risco de serem mal vistas pelos seus chefes no trabalho, demitidas, impedidas de entrar na escola, em fim. 
É angustiante a nossa total impotência frente a este problema que só se agrava. Horas de vidas e de sono são perdidas dentro de um ônibus super lotado.

FOTO: Israel Gomes

FOTO: FABIANE DE PAULA SOUZA


Faltam campanhas educativas e uma maior aceitação de regras, como aponta a doutora em Planejamento Urbano,Cleide Bernal.“Se queremos viver nas cidades e manter o elitismo da cultura do automóvel precisamos aceitar as regras da mobilidade urbana”. (DIÁRIODO NORDESTE | FORTALEZA, CEARÁ - SEGUNDA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2011).


Talvez o problema não seja de uma falta de planejamento urbano, construção de novas vias alternativas, viadutos, faixas exclusivas para o transporte coletivo; talvez o problema seja que as pessoas tiveram mais capacidade e oportunidade de comprar carros e não havia nenhuma forma de se perceber isso, pois foi algo que aconteceu repentinamente durante aproximadamente dez anos e, ainda, nesse tempo não foi possível fazer absolutamente nada. A solução deve estar em se fazer uma campanha para que ninguém mais ande de carro pelas ruas, principalmente nos horários mais críticos (06h:45min até 08h:30min e 17h até 19h). Vamos fazer uma campanha: VÁ TRABALHAR DE BICICLETA E INCENTIVE TAMBÉM SEUS FILHOS. é UM TRANSPORTE SEGURO, NÃO POLUENTE E FAZ MUITO BEM À SAÚDE PELOS EXERCÍCIOS QUE SE REALIZA. 







...

Nenhum comentário: